SEE-MG: Minas avanSSa RSS de postagens RSS de comentários

sexta-feira, 6 de março de 2009

Servidores administrativos da Secretaria de Educação de Minas Gerais fazem protesto por melhores condições salariais

fonte: Unaínet

Unaí, 06 de março de 2009 - Está acontecendo hoje (06/03) em algumas cidades do estado de Minas Gerais, nas sedes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), inclusive em Unaí, uma paralisação por melhores condições salariais e de trabalho.

Os servidores públicos administrativos das SREs estão insatisfeitos com o tratamento desumano e profissional por parte da dirigente da pasta desta Secretaria do Executivo. Em assembléia, decidimos fazer uma paralisação em todo o estado para dizer que chega de desvalorização e descaso e de tanta inverdade publicadas na mídia pelo Governo de Minas.

Aqui em Unaí, estaremos manifestando com adesão do total dos servidores administrativos desta unidade. Estaremos de luto porque a Secretaria de Estado da Educação do Governo de Minas Gerais não trata com equidade seus servidores, principalmente se estes são do quadro administrativo da EDUCAÇÃO.

Desde 14/02/08, estamos tentando negociar com a Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (SEEMG) uma revisão salarial, reajustando as tabelas de vencimento dos cargos, servidores públicos administrativos das Superintendências Regionais de Ensino e do próprio Órgão Central. Entregamos um documento contendo Propostas e Reivindicações, que apresentava alternativas para melhoria salarial e de condições de trabalho e TODAS com base legal na legislação mineira, quer dizer, bastava que houvesse um pouco de vontade política e nós Educadores Mineiros dos setores administrativo estaríamos em melhores condições.

Mostramos neste documento, como alternativa, um pedido de revisão da falsa equiparação que a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) fez entre os cargos da SEEMG com os cargos comuns da SEPLAG. Provamos e fundamentamos legalmente que fizeram o Governador ir a mídia e apresentar um Projeto de Lei que não era real e que foi votado e aprovado pela Assembléia Legislativa de Minas, onde tentamos de todas as formas convencê-los do contrário, mas o impacto não havia sido medido e ficamos no prejuízo mais uma vez.

Por último, depois de mostrarmos a sociedade que estava havendo um "descaso" por parte dos dirigentes da pasta, fomos convidados a participar de uma reunião na SEEMG, no dia 18/11/08. Ao encontrarmos a dirigente da pasta no corredor do prédio, esta nos afirmou que nós havíamos conseguido a melhoria pretendida e que o Secretário Adjunto iria sentar conosco e representá-la.

Ouvimos a "promessa" de que nossa equiparação e reestruturação das tabelas sairiam e que até a VTI - Vantagem Temporária Incorporável que havia sido retirada da remuneração dos cargos técnicos voltariam, pois estava havendo uma diminuição dos salários, que esta voltaria no contracheque de dezembro de 2008. Até o momento não houve concretização de NADA. Descobrimos que fomos ludibriados. Um deputado do próprio governo que recebeu ofício da SEEMG e enviou a todas as unidades da SEEMG e pediu a divulgação, ligou na própria SEPLAG e descobriu que não havia nenhuma solicitação de impacto e de reajuste salarial e/ou revisão da equiparação de salários.

Lamentável que o Governador Aécio Neves não tem neste órgão "parceiros", companheiros fiéis ao seu Projeto para 2010. Soubemos nos bastidores que a preocupação da dirigente desta SEEMG é com o setor pedagógico e que o Secretário Adjunto é que olha o setor administrativo. Parece que isto se confirma, pois o setor pedagógico - magistério - está com excelentes resultados no estado e no Brasil. Já o setor administrativo está órfão de pai e mãe, só ouvimos "historinhas", nada mais.

Precisamos esclarecer a população, pois ela acredita que ganhamos muito bem. Só para se ter uma idéia, hoje o servidor ocupante de cargo nível médio técnico está percebendo como remuneração 1,07 salário mínimo ao passo que quando ele fez o concurso, o edital constava uma remuneração equivalente a 3,3 salários mínimos. Só para que entenda a situação em que estamos, o valor da remuneração hoje ainda é o mesmo do concurso que se realizou em 2001.

Aqui em Unaí ainda temos mais um agravante. Acontece que desde final de 2006 foi aprovado na Assembléia Legislativa de Minas Gerais a Lei 16.462/06 que criou uma Superintendência Regional de Ensino em Unaí, mas que por motivos meramente políticos ainda não foi instalada definitivamente. Somos 4 servidores que foram aprovados no último concurso, onde constava vagas para a futura Superintendência que se instalaria dentro em breve. Mas até hoje, apesar de já estarmos trabalhando ainda dependemos de Paracatu para quase tudo. Então, esclarecemos também a população de Unaí e região, que se ainda não se instalou este órgão em nossa cidade, que tanto poderá contribuir para melhora da educação pública em nossa região, é simplesmente por motivos políticos, divergências entre a classe de políticos que nos representam.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção:

A permissão de comentários do blog é total. Inclusive com postagem anônima. Isto contudo não quer dizer que não haja moderação dos mesmos.

Respeito é a única regra aqui. Respeito, afinal de contas, é uma palavra que resume bem o objetivo maior de nossa luta.

Deixe sua mensagem, e, dentro do possível, tente somar. Já estamos fartos de "descontos".