SEE-MG: Minas avanSSa RSS de postagens RSS de comentários

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Comissão entregará ao governo reivindicação de servidor administrativo



Os deputados da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais entregarão pessoalmente à secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, as reivindicações de reestruturação das carreiras dos servidores administrativos efetivos do Estado. A decisão foi tomada em audiência pública realizada nesta quarta-feira (27/5/09), quando a comissão conheceu a situação salarial e funcional de técnicos, analistas e auxiliares lotados na Secretaria de Estado de Educação (SEE) e nas Polícias Militar e Civil, entre outros órgãos. O Teatro ficou lotado de servidores que fizeram desabafos emocionados e cobraram resposta imediata do governo às suas reivindicações.

O resultado da reunião foi a aprovação de requerimento para que a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) encaminhe à ALMG projeto de reestruturação das carreiras. "Parece um gesto singelo, mas ele tem significado, pois demonstra que a comissão solicita, de maneira formal, o envio do projeto", esclareceu o deputado Domingos Sávio (PSDB). O deputado Almir Paraca (PT), que solicitou a audiência, disse estar confiante "de que estamos no caminho de uma solução". Isso porque, acrescentou ele, líderes da base do governo como Domingos Sávio e Neider Moreira (PPS) também defenderam mais atenção para os servidores das áreas-meio. "Sem a adesão da base do governo, nada se faz. É preciso concordância e negociação efetiva", disse Paraca.

Entre as reivindicações, destacam-se, no âmbito da Polícia Civil, a extensão de reajustes e benefícios aplicados aos policiais também para a área administrativa, bem como o aumento da jornada de trabalho de 30 para 40 horas semanais, com aumento salarial correspondente; e, no âmbito da SEE, reajuste salarial a fim de recompor os vencimentos a níveis de anos anteriores. Na audiência, a diretora da Central de Carreira e Remuneração da Seplag, Luciana Meireles, e o assessor Carlos Alberto Sícoli limitaram-se a enfatizar que existe a vontade política para buscar uma solução, mas há dificuldades técnicas. Eles se comprometeram, no início dos debates, a levar todas as reivindicações à secretaria.

Quem são - De acordo com a Seplag, os servidores administrativos são técnicos, analistas e auxiliares que trabalham em várias áreas do Estado, dando suporte aos servidores das atividades finalísticas. Na SEE, eles atuam, por exemplo, nas secretarias das escolas. Na Secretaria de Estado de Defesa Social, são os técnicos de informática, auxiliares administrativos, assessores jurídicos e contábeis, entre outros. Eles englobam profissionais dos níveis fundamental, médio e superior de escolaridade. Na SEE, seriam cerca de 20 mil pessoas e, na Polícia Civil, 800.

Servidores cobram mais atenção para área administrativa

A técnica em educação Cleuza Maria Rodrigues Borges, da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Patos de Minas (Alto Paranaíba), queixou-se dos baixos salários e afirmou que a estrutura de trabalho é precária, faltam servidores e não há respeito nas negociações com o governo. "Se a Secretaria de Educação tem um bom resultado, o mérito também é nosso. Há propaganda enganosa na mídia. A educação em Minas não é o que parece", criticou. Segundo ela, em 2002 um técnico recebia o equivalente a 3,3 salários mínimos. Hoje o vencimento não chega a 1,4 salário mínimo. Ela também questionou equiparação salarial efetuada pela Seplag que teria igualado profissionais com qualificação profissional diferente.

O vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol), Denilson Martins, endossou as críticas. Segundo ele, haveria funcionários ganhando R$ 324,00 em Minas, valor inferior ao salário mínimo, de R$ 465,00. A situação salarial muito diferenciada entre os profissionais da área-meio e os da área-fim (os policiais) acaba criando um clima difícil no local de trabalho, na avaliação do sindicalista. "Não adianta querer que a cabeça melhore, se o corpo não está bem", ilustrou ele, questionando como o policial pode cumprir as metas e os resultados cobrados pelo governo, se o setor que o apoia não é valorizado.

O analista em educação Eduardo Sérgio Coelho, da SRE de Montes Claros (Norte de Minas), e os servidores que usaram a palavra também na fase de debates solicitaram a intermediação da Assembleia para a solução dos problemas da categoria. "Precisamos sentar à mesa em busca de uma solução prática e objetiva", cobrou. Em resposta, o presidente da comissão, deputado Délio Malheiros (PV), avaliou que a audiência desta quarta (27) pode ser considerada um momento importante de interlocução com o governo, ratificando o caráter justo das reivindicações.

Contraponto - Emocionados, muitos servidores disseram que têm vergonha de mostrar o contra-cheque para os filhos. "Não conseguimos entender quando o Governo do Estado fala que Minas avança", questionou o presidente da Comissão dos Servidores das Carreiras Administrativas da Polícia Civil, Francisco José Guimarães Filho. Um contraponto foi feito pelo deputado Neider Moreira, vice-líder do Governo, que elogiou as ações do Executivo nos últimos anos. Para ele, com o Estado saneado, será possível agora encontrar um "caminho administrativo viável" para valorizar os servidores das áreas-meio.

Também participou da reunião o superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças da Polícia Civil, Davi Resende. Ele afirmou que "a causa é justa, mas a situação é complexa", e explicou que todas as reivindicações dos servidores já foram encaminhadas "à área administrativa superior do governo".

Correspondência - Na reunião, o gabinete do deputado Doutor Viana (DEM) encaminhou correspondência da Seplag, em resposta a ofício solicitando equiparação salarial para algumas carreiras da área da educação. A resposta do governo foi que o Estado não pode fixar data para a medida, sendo preciso aguardar a disponibilidade orçamentária e financeira.

Presenças - Deputados Délio Malheiros (PV), presidente; Neider Moreira (PPS), Domingos Sávio (PSDB) e Almir Paraca (PT). Também participaram da reunião a chefe da Seção de Pessoal Civil da Policia Militar, capitão Niulza Alvarenga Maciel; e a diretora de Recursos Humanos da Defensoria Pública, Carla Carvalho.

11 comentários:

Anônimo disse...

Estou feliz pela procupaçao de alguns deputados. Contamos com um resposta satisfatoria o mais breve possivel.Seremos justos com aqueles nos ajudarem. Vamos a luta, é uma questao de sobrevivencia.

Anônimo disse...

Realmente espero que o governador Aecio Neves faça o possivel e o impossivel para que o aumento venha o mais rapido, pois o meu salario basico e de 387,00 e ja tenho 32 anos de estado . Sou assistente tecnico da educaçao basica, trabalho 6 horas por dia e trabalho muito . O HUMILHANTE SALARIO ME FAZ SENTIR ENVERGONHADA PORQUE EU ACREDITEI A MINHA VIDA INTEIRA QUE IRIA MELHORAR MAS NUNCA ....NUNCA ...O SALARIO ESTEVE TAO BAIIIIIIIIIIXO COMO AGORA COM O Aecio Neves. FAÇAM ALGUMA COISA PELO AMOR DE DEUS ........

É real , É Verdade , É possível disse...

Alex

Sou servidor da SRE ,e não acredito que este governador sem alma irá dar algum aumento para nós . Poís somos servidores covardes por esta razão nuca seremos respeitados.

Anônimo disse...

FIZ CONCURSO PARA O SERVICO PUBLICO ACREDITANDO PODER SONHAR COM UMA VIDA DIGNA E CONSTRUIR UM PATRIMONIO. HOJE SOU APENAS MAIS UMA MISERAL DO CHOQUE DE GESTAO DO GOVERNO AECIO NEVES. ELE QUER SER PRESIDENTE MAS NÃO RESPEITA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL POIS A LEI 100 EFETIVOU NO TAPETAO MASIDE 100 MIL PESSOAS SEM CONCRUSO PUBLICO

Anônimo disse...

Servidores da Imprensa Oficial, aguardam este reajuste, pois ficanmos a ver navios, Só a SEPLAG e SEGOV e outros tiveram ídices de reajuste.
Projeto foi encaminhado ao Dep.Domingos Sávio para nos representar.AGUARDAMOS

Anônimo disse...

Nós servidores estamos aguardando a equiparação de índice de 159% em média, com Seplag, Segov e outros, pois eles tiveram reajustados seus salários em uma manobra da Sra Renata Vilhena e os seus.
Somos uma autarquia que arrecada a Seplag só gasta, temos um orçamento que devolvemos dinheiro todos os anos.
Aqui a gente ganha mais do que gasta, então não venham com desculpas que é falta de verba...

Aguardamos,uma solução urgente.

Anônimo disse...

A imprensa Oficial é uma autarquia que arrecada 100 milhões ano em média e mais o orçamento de 58 milhoes para 2010, a Seplag só gasta, temos devolvido dinheiro do orçamento todos os anos.
Aqui a gente ganha o bastante para cobrir nossos gastos e ainda sobra, não aleguem fata da verba no nosso caso.Aqui produzimos muito, Jornal, revista,livros,balanços,contas da Copasa e outros.
Estamos a 12 anos sem reajuste...

Aguardamos,ansiosos mesmo

Anônimo disse...

Apesar de não ser da área administrativa, sou professora, mas quero deixar aqui o meu repúdio ao nosso piso salarial. É uma vergonha. Estamos sendo tratados como se não possuíssemos um pingo de inteligência. Troca-se os nomes dos pisos, salarial por remuneratório, propaga-se a imagem através da mídia dizendo que o servidor que Minas antecipou-se ao governo federal, mas na realidade, estamos trabalhando como escravos. Não temos culpa se a receita do Estado é pequena para tantos servidores, isso não é um problema nosso, afinal trabalhamos porque fizemos um concurso e fomos legalmente aprovados e de acordo com a CF e a LDB, merecemos um salário digno. Ninguém é obrigado a fazer caridade ou praticar serviço escravo no século XXI. Porque os servidores do alto escalão do executivo, os servidores do legilativo e do judiciário, que muitas vezes têm menos preparação educacional que a nosso ganham o quíntuplo ou mais do que nós? Sei que não adiantará muita coisa, mas deixo aqui a minha indignação, a minha vergonha e o meu lamento, poi trabalho muitíssimo, ao contrário do que muitos cidadãos desinformados acham.

Anônimo disse...

Como Assistentes da Educação Básica não são valorizados em MG? Que falta de valorização e reconhecimento pelo nosso trabalho! Ganhamos mal, estudamos muito para chegarmos onde chegamos. Esse Governador (Aécio) não faz nada para que o nosso salário melhore. Estamos cansadas de esperar por alguém que se lembre de lutar por nossa classe.

Anônimo disse...

Será que em Minas Gerais, nós funcionários públicos do estado teremos que pedir esmola, porque com esse salário, ja chegamos a isso. Porque so aumenta as cobranças, e nunca o salário. Porque existe salário minimo no Brasil e Aecio Neves pode pagar menos, será que ele não é obrigado a cumprir as leis?

Anônimo disse...

Puxa vida é verdade já estamos em fevereiro e até agora nada.
Tenho muita vergonha do meu salario, sou auxiliar técnico da edudacação e não somos respeitados na questão salarial. O governador Aécio Neves diz que não tem dinheiro para aumento.
Mas como ele manda um projeto para a assembléia legislativa de Minas pedindo aprovação do projeto de salários dos gerenciadores da nova cidade administrativa que ficará em torno de R$ 900.000.00 por mês e não aumenta o salario dos servidores da educação, principalmente os auxiliares tecnicos?
Nunca mais voto neste homen.

Postar um comentário

Atenção:

A permissão de comentários do blog é total. Inclusive com postagem anônima. Isto contudo não quer dizer que não haja moderação dos mesmos.

Respeito é a única regra aqui. Respeito, afinal de contas, é uma palavra que resume bem o objetivo maior de nossa luta.

Deixe sua mensagem, e, dentro do possível, tente somar. Já estamos fartos de "descontos".